sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DONA DIDA – REVOLUCIONANDO A CULTURA DE ITABAIANA

A terra de Zé da Luz, poeta apaixonado pelo seu torrão natal, que “Deus lhe concedeu como berço, e que o destino lhe negou para o seu túmulo”, certamente ficaria muito feliz em ver os passos que sua “Tabaiana querida” está dando, nesta nova administração da prefeita Dona Dida, rumo ao desenvolvimento cultural da Rainha do Vale do Paraíba.
A primeira obra que sinalizou, ainda na primeira gestão, a preocupação de Dona Dida com o desenvolvimento da educação e o acesso a informação cultural, foi a implantação de um moderno TELECENTRO no município. Recentimente com a reforma da Praça Epitácio Pessoa, foi inaugurado o SIVUCA CULTURAL CAFÉ, parada obrigatória para o turista que vem visitar Itabaiana, como também para os itabaianenses que encontram nele um ambiente requintado, sem perder a valorização da cultura nordestina com excelente acervo biográfico e fotográfico do maestro da sanfona, "o poeta do som" como ficou conhecido, o mestre Sivuca.
E agora Dona Dida está partindo para dois novos projetos, que certamente marcará a história de itabaiana, pela sua importância no desenvolvimento turístico e cultural desta terra que é um verdadeiro celeiro de artistas. Trata-se do “MEMORIAL MESTRE SIVUCA”, com um grande acervo doado pela cantora Glorinha Gadelha, viúva do homenageado, que será instalado no prédio da maçonaria, que será reformado mantendo a fachada original, devido não só a sua beleza arquitetônica, mas a sua importância histórica, pois foi nele que no início do século passado funcionou o Internato Nossa Senhora do Carmo onde estudou o “menino de engenho”, o romancista pilarense, imortal da Academia Brasileira de Letras, José Lins do Rego. Que será, sem dúvida alguma, outro grande motivo para visitação turística do local.
E outra grande obra que a administração “O novo tempo" pretende construir em convênio com o governo federal, é a nova BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL, que ficará por traz do telecentro, e será com certeza uma obra de primeiro mundo, com tudo que há de mais moderno, toda climatizada, com uma ampla sala de leitura, que certamente será de grande utilidade para os nosso alunos e professores.
Dona Dida com a sua estrela que nunca se apaga, segue em frente, e já sonha com o CINEMA MUNICIPAL VLADIMIR CARVALHO e com o CENTRO DE CONVENÇÕES MINISTRO ABELARDO JUREMA.
Que Deus continue dando muita saúde e fé a esta mulher guerreira, para que ela continue trabalhando pelo município de Itabaiana e proporcionando dias muito melhores para o seu povo.


ANTONIO COSTTA
(DIRETOR DE CULTURA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário